Email

agenciaejornal@gmail.com

Telefone

44 9 9917 0349

Localização

São Tomé PR
, ,

Escolas de Japurá e são tomé estão entre as novas instituições cívico-militares do Paraná

Escolas de Japurá e são tomé estão entre as novas instituições cívico-militares do Paraná
As escolas Rui Barbosa, de Japurá, e Santos Dumont, de São Tomé, ambas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Cianorte, estão entre as unidades que passaram pelo processo de consulta pública para implantação do modelo cívico-militar no Paraná. As duas instituições, porém, permanecerão como escolas regulares após a votação da comunidade.
O Estado confirmou a criação de mais 33 colégios cívico-militares, chegando a 345 unidades neste formato, incluindo 12 pelo Programa Paraná Integral. O resultado da consulta pública, realizada no início da semana, registrou aprovação em quase 60% das escolas participantes, reforçando a consolidação do Paraná como a maior rede de colégios cívico-militares do País.
O modelo combina gestão civil com a atuação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. A expansão atende à demanda das comunidades e leva em conta os resultados obtidos em organização, disciplina e ambiente escolar, alinhados ao planejamento da Secretaria de Estado da Educação.
Além de Japurá e São Tomé, os novos colégios ficam localizados em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. A publicação oficial será feita em Diário Oficial.
De acordo com o secretário de Educação, Roni Miranda, o modelo apresenta forte aceitação: 89,3% dos pais e responsáveis, além de 90,4% dos professores e pedagogos, aprovam o sistema. O grau de recomendação também é expressivo, com 85,9% indicando que recomendariam o modelo a outras famílias.
A consulta pública contou com 25.830 participantes aptos, entre responsáveis, estudantes maiores de 18 anos, professores e servidores. A expectativa do Estado é reduzir a fila de mais de 11 mil estudantes que aguardam vagas em colégios cívico-militares.
A Secretaria também divulgou a lista das escolas aptas para o Programa Parceiro da Escola em 2026, que poderá contar com 96 unidades no próximo ano. O programa permite que empresas auxiliem serviços de manutenção e administração, conforme critérios técnicos estabelecidos pelo Decreto Estadual 7.235/2024.
Com a ampliação dos modelos educacionais e adoção de novos formatos de gestão, o Paraná segue investindo na melhoria da qualidade do ensino e na oferta de alternativas que atendam às necessidades das comunidades escolares.
Please follow and like us:
Pin Share
Tags
X (Twitter)
Visit Us