Agora é oficial: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que São Tomé terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito. A decisão foi tomada após o candidato mais votado em 2024, Eliel Hernandes Roque, conhecido como Léo da Bota, do MDB, ter sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.
Léo venceu o pleito com 54,59 por cento dos votos válidos, mas disputou a eleição com a candidatura sub judice. O motivo: contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná durante sua gestão como prefeito entre 2005 e 2012. Com a decisão do TSE, ele não chegou a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025.
Desde então, quem ocupa a prefeitura interinamente é o presidente da Câmara Municipal, o vereador João Paulo Raddi, do partido Republicanos, conhecido como Foguinho.
Quando será a nova votação?
A eleição suplementar está marcada para o dia 5 de outubro e ocorrerá como uma eleição tradicional, com votação das 8 horas às 17 horas, no horário de Brasília.
Poderão votar os eleitores com inscrição eleitoral regular e domicílio em São Tomé até o dia 7 de maio. Já os candidatos interessados em concorrer ao cargo deverão ter domicílio eleitoral e filiação partidária deferida até o dia 12 de agosto.
As convenções partidárias e a formação de coligações devem acontecer entre os dias 18 e 22 de agosto. Ou seja, já no próximo mês a população começará a conhecer os novos nomes que pretendem disputar o comando da cidade.
Acompanhe o jn24h.com ou siga nosso perfil para não perder nenhuma novidade sobre essa nova eleição em São Tomé.
Por JN São Tomé
Compartilhe com os amigos!